Resumo & Desafio
A Casa do Costa é um restaurante de comida tradicional portuguesa situado em Vila do Conde, cidade nortenha de Portugal.
Destaca-se pela tradição, pela comida de conforto, da melhor gastronomia que o nosso país tem para oferecer. Com o principal objetivo de proporcionar a criação de memórias, a criação de novos laços e novas amizades, reaproximar pessoas, gerações e famílias. Com um público de classe social Alta e Média Alta e direcionado para almoços/jantares de negócios ou convívios familiares.
O desafio de expressar e comunicar sentimentos e valores tais como o clássico, luxuoso e tradicional foi muito claro, de modo a desenvolver uma identidade minimalista mas com um conceito visual forte.
Solução
Com o desafio nas mãos e após a estratégia definida, foi analisada a fachada do restaurante, uma das referências visuais a ser utilizada, enviada pelo cliente. Com isso resultaram várias ideias — Logótipo, com letras serifadas remetendo ao clássico-tradicional; e com base nos seus detalhes, resultou um elemento gráfico e consequentemente um padrão.
A tipografia expressa sentimentos, logo foi uma grande aposta para grafismos e também restante comunicação, com a utilização de duas famílias tipográficas, com vários pesos e adaptadas para qualquer tipo de necessidade.
Uma paleta de cores requintada e a utilização de uma ilustração da fachada (elaborada num estilo handmade) também reforçou a elegância e unicidade de toda a identidade.
2023
identidade visual
Estratégia & Design:
Diogo Furtado.
Pesquisa & Argumento:
Danilo Luvuno.
Fotografias:
Miguel Lopes &
Nadya Costa.